Início > Anderson Paz > Antes de jogar pedras…

Antes de jogar pedras…

Edir Macedo e seu projeto de construir uma réplica do Templo de Salomão na cidade de São Paulo foram temas de discussão em vários blogs cristãos. Neste blog foi tema do post “Quero tocar em Deus!”.  Muita gente ficou chocada e indignada com a notícia, tanto pelo enorme erro de Macedo quanto à verdade bíblica de que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas (At. 7:48; 17:24), como pelo elevadíssimo custo envolvendo a construção.

Contudo, ao pensar sobre o projeto de Macedo, é importante considerar que essa construção nada mais é do que um erro muito antigo levado ao seu extremo: o de considerar edifícios como casa de Deus.

Em minha vida não foram poucas as vezes em que vi cristãos honestos se referirem a um prédio como se fosse casa de Deus. Já vi templos que em suas paredes traziam escritos versículos como “alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR” (Sl. 122:1);  “guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus” (Ec. 5:1)  e aquele que mais inspira reverência “o SENHOR está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (Hc. 2:20). Dessa forma, a presença de Deus estava sendo claramente associada à um edifício, e não à pessoas, que são pedras vivas da verdadeira casa de Deus  (I Pe. 2:5).

Já vi cristãos honestos, mas equivocados, comparando o púlpito ao Santo dos Santos. Já vi gente citar a frase “Deus está no templo”, numa referência ao hino “Culto à Trindade”, para falar sobre a importância de se vestir com decência no templo. Eu mesmo, na infância, aprendi a cantar “a casa de deus, a casa de Deus, eu amo a casa de Deus; ali vou orar, ali vou cantar, eu amo a casa de Deus”.

Enfim, destaco essas coisas apenas para dizer que o erro de Macedo se levanta sobre um erro muito antigo e secular que tem afetado muitos cristãos ao longo da história. Portanto, todos os que compreendem que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, mas que Ele mesmo tem edificado um templo para si, composto de pedras vivas, todos os que recebem essa verdade têm a responsabilidade de ensinar, com toda a paciência e misericórdia, tanta verdade quanto pudermos, a fim de livrar do erro aqueles que associam a presença de Deus a um prédio, seja uma réplica do Templo de Salomão, seja um salãozinho com a placa “Igreja”

Posts relacionados:
Um cristão verdadeiro pode crer no evangelho da prosperidade
…………….
Anúncios
  1. Sandro Lourenço.
    agosto 5, 2010 às 2:19 pm

    Desejo que todos os crentes em Jesus compreendam esta verdade.

    Sandro Lourenço.

  2. Vander Blumenau
    agosto 5, 2010 às 5:55 pm

    Os Templos são lugares, que por longos anos separados como sagrados. Mas o que consagra de fato um lugar senão a presença das pessoas ? Muitos espaços são projetados apenas para contemplação, ver e ir embora. A Igreja comparada na bíblia com um corpo é organismo vivo… por isso consegue existir na praia, no mercado, no estacionamento, na praça… Deus está dentro da igreja… da igreja que tem pernas e braços, ande com ela e deixe ser abraçado por ela !

  3. agosto 22, 2010 às 7:27 pm

    O que significa “Aqui invoca-se o deus vivo?”, que diz na fachada de algumas igrejas universais? http://fantasticocenario.wordpress.com/2010/08/20/deus-na-terra-regressao-de-7000-anos/

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s