Início > Anderson Paz, Outros > Antes de falar sobre o Haiti … (2)

Antes de falar sobre o Haiti … (2)

Ainda repercute na internet a indignação contra aqueles que atribuem o terremoto no Haiti à prática de religiões africanas. Acerca desse tema, já transcrevi aqui neste blog as palavras de Jesus em Lucas 13:1-5, onde o Senhor nos diz que aqueles sofrem tragédias ou calamidades não são mais pecadores do que os outros homens. Todos são igualmente pecadores e, se não houver arrependimento, todos igualmente perecerão. Por isso, tragédias como a que desvastou o Haiti deveriam nos conduzir à  reflexão sobre a fragilidade da vida humana e da nececidade que temos de nos voltar para Deus.

Mas ainda sobre esse tema, eu ainda gostaria de dizer algo direcionado àqueles que vivem em sociedades em que se tolera e se promove a injustiça, a opressão e a exclusão: Se o Haiti foi devastado por causa do vodú, certas sociedades marcadas pela injustiça social deveriam temer e tremer. Não podemos nos esquecer que Sodoma não foi destruída apenas por sua imoralidade sexual:

Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado.” (Ez. 16:49)

Diante do ocorrido no Haiti, em São Luis de Paraitinga, em Angra dos Reis, e das tragédias e mazelas que se abatem sobre nosso país todos os dias, lembremos do que Paulo ensinou aos Gálatas:

E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gl. 6:9,10).

Posts relacionados:
Antes de falar sobre o Haiti… (1)
Anúncios
  1. janeiro 20, 2010 às 3:13 pm

    É exatamente o que penso acerca dessas tragédias: gastemos os nossos joelhos em oração e recolhamos as nossas línguas acusatórias…o resto é silêncio e lágrimas.

  2. janeiro 25, 2010 às 12:57 pm

    às vezes a gente “crenteia” o que é a bíblia já deixou bem claro. qual a diferença de fazer vodu e praticar injustiça? quem é melhor, quem faz vodu ou quem é arrogante? gostei do texto, anderson paz =)

  3. Sandro Lourenço.
    fevereiro 2, 2010 às 4:33 pm

    A rebelião e a feitiçaria são o mesmo para Deus.
    Independente do motivo pelo qual ocorreu tal tragédia, o que realmente importa é estarmos na prática do bem que Deus espera que façamos.

    Sandro Lourenço.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s